Ajude as suas pessoas a receber feedback


Feedback só tem valor, se quem o receber, usar construtivamente a informação que recebeu.

Mas para isto acontecer, a pessoa que recebe o feedback tem que se sentir segura. Sentir-se psicologicamente segura ajuda-a a ouvir, interiorizar e refletir no feedback; quando se sente insegura corremos o risco que leve este momento como um ataque pessoal.

Para ajudar as suas pessoas a prepararem-se para receber feedback, atente no seguinte:

  • Faça a gestão das suas emoções em primeiro lugar – Assegure-se que o seu objectivo pessoal é ajudar as suas pessoas a crescer. Se alguma delas o desiludiu ou teve um desempenho fraco, resolva qualquer sentimento que tenha de raiva ou ressentimento, antes de falar com a pessoa.

  • Peça permissão – Sentirmo-nos no controlo da situação é vital para se sentir segurança; então, não dê feedback sem ser “convidado”. Peça permissão dizendo, por exemplo: “Posso dar-te o meu feedback sobre a maneira como geriste o cliente da cirurgia desta manhã?”

  • Partilhe o seu intuito – as pessoas mantêm-se na defensiva, não por aquilo que dizemos, mas por aquilo que elas acham que nós estamos a dizer. Antes de dar o seu feedback, certifique-se que a pessoa compreende as suas intenções positivas e de crescimento.